quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A excelência na adoração


Introdução.

O que é excelência?

Adoração Excelente é o mesmo que adoração perfeita. Adoração completa.

Adoração como ela deve ser…

Podemos dizer que é uma adoração acima da média.

O que é adoração?

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. (1Coríntios 10:31)

Adoração para o servo de Deus é um estilo de vida.

Tudo o que fazermos deve ser para glorificar a Deus.

Tudo é tudo mesmo. O andar, o vestir, o comer, o falar, o pensar, o agir… Até a morte (João 21:19)

Não há meio termo, ou glorifico á Deus ou ao diabo.

É possível que nós possamos dar a Deus uma adoração assim? Perfeita, completa?

Eu digo que sim se observarmos dois critérios básicos recomendados pela Palavra:

1. Deve ser em Espírito e em Verdade.

Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24 RA)

A adoração excelente é aquela que obedece na íntegra a afirmação de Jesus: Deus deve ser adorado em Espírito e em Verdade.

O contexto deste verso de João nos ensina, através de Jesus, que o Pai procura os verdadeiros adoradores. Há um anseio no coração do Pai de encontrar adoradores. Ele está à procura.

Adorar em Espírito. Como?

Vejamos uma resposta direta:

Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. (Gálatas 5:16-25 RA)

Isso é adorar no Espírito. Uma vida dominada pelo Espírito Santo de Deus. Não há muito que dizer. O que temos que fazer é obedecer.

Adorar em Verdade. Como?

Outra resposta direta:

E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14:4-6 RA)

Adorar em verdade é adorar através de Jesus, já que Ele é a própria Verdade.
O oposto também é verdade. Que oposto? Se há adoração em verdade, e Jesus nos recomenda, deve haver adoração em mentira.

Adorar em mentira. Como?

Vejamos outra resposta direta:

O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu, (Isaías 29:13 RA)

Adoração mentirosa é aquela executada de lábios, mas não de coração.

Há outras respostas na Bíblia:

Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Fundou-a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu. Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação. (Salmos 24:1-5 RA)

Poderíamos ir além… Porém, até aqui já temos algo para saber o que é a adoração mentirosa.

2. Deve ser baseada na Palavra.

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. (Colossenses 3:16 RA)

De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos. Com os lábios tenho narrado todos os juízos da tua boca. Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra. (Salmos 119:10-16 RA)

Este segundo critério é indispensável para darmos a Deus uma adoração excelente.

Eu diria que uma grande parte dos “adoradores” passa uma semana inteira sem sequer, abrir a Bíblia. Eu tenho minhas dúvidas se uma pseudo-adoração tem validade quando parte de alguém que não ama a Palavra de Deus.

Uma palavra aos Levitas:

E Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas ensinavam o povo na Lei; e o povo estava no seu lugar. Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia. Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao SENHOR, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei. Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força. (Neemias 8:7-10 RA)

SER LEVITA É MUITO MAIS QUE CANTAR OU TOCAR.

Deus o abençoe.

Fonte: http://estudos.gospelmais.com.br/a-excelencia-na-adoracao.html

Nenhum comentário: