quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Natal - Origem, Significado e Simbologia

O Natal comemora o nascimento de Jesus, o Salvador. Mas, se você não o tem como tal, a data se torna um mero momento capitalista e sem sentido.
Jesus vive dentro de quem o recebe.

O Natal é o nascimento de Jesus. Mas a manipulação da data, a invenção de símbolos e a incorporação de culturas, que ao longo do tempo fizeram com que essa data se tornasse um mero período de compras e festividade, sem que as pessoas ao menos soubessem a origem de tudo isso. Essa é a questão!

Acredito que, embora existam relatos históricos que, independente de religião ou crença, comprovam a origem e o significado do Natal e de sua simbologia para diversas culturas e povos, em diversas épocas.
Existe também um valor pessoal, um significado individual que cada pessoa pode ter em relação ao Natal. E isso não se pode discutir.
Mas, antes de falar sobre o que é o Natal para mim, deixo aqui alguns artigos e matérias que encontrei pela internet afora. E apesar de alguns deles terem visão ou opinião diferentes, todos tratam do mesmo tema, embora possam defender teses diversas e possuírem várias fontes de referência para consulta.
Eis os sites: 

Brasil Escola


Brasilmetodista


GnosisOnline


Portal Evangélico | Portal Gospel | Site Evangélico | Site Gospel - ICRVB.com


Site cristão


União de Blogueiros Evangélicos


Wikipédia, a enciclopédia livre


Palavras e Sentimentos


Arte-Educação!



Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)


Nós, os cristãos, sabemos que a árvore de natal com seus enfeites surgiu em culturas pagãs, assim como o papai noel, e foram incorporadas pela igreja, que havia se desviado do verdadeiro evangelho. É só pesquisar em bons livros de história.
A Bíblia é para o cristão, um manual de fé e conduta. Só que muita coisa foi inventada para agradar a interesses pessoais, materiais e políticos. Mas a própria Bíblia conta muitos casos de desvio, cometidos pelos cristãos, ao longo dos tempos...

Nenhum comentário: