sexta-feira, 20 de abril de 2012

Argumentos Contra o Ateísmo



Veja uma sequência de comentários, feitos a respeito de um vídeo que adicionei na minha conta do Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=A0LAn5uwVeI), onde os meus estão em vermelho e os do anônimo crítico ateu estão em azul:

VOCÊ DEVE CONVENCER UM MONTE, ACERCA DESSAS COISAS TODAS. UMA PENA...
Preconceito é algo que repudio. Costumo não nutri esse tipo de sentimento; muito menos, em relação a algo que não existe. 

E, para entender sobre o deus inventado, basta entender de seres humanos, porque nós o criamos, há muito de nós nele. 

Leo, meu amigo Leo, você está embriagado por suas convicções. Você as teria, se começássemos a falar sobre os absurdos relatos bíblicos. Você acredita, por exemplo, que, em condições normais, um martelo possa boiar? Que um corpo em estado de decomposição pode reviver? Que as águas do mar podem ser indiferentes à força da gravidade e, sincronicamente, abrirem-se de maneira a formar uma grande avenida, para que mais de milhares de pessoas possam passar? 

Essas coisas podem ser, com muita facilidade, reveladas. É que você adora um mistério. Dá aquele ar de que "só deus pode nos dizer"; dá uma certa distinção, um poder. Ele precisa.

Resposta: Minha conversão, minha decisão de procurar viver segundo o que minha consciência já me chamava a fazer, que era aceitar definitivamente o plano de Deus para minha vida, aconteceu em 2009, após muitas experiências, avaliações e reflexões sobre toda a existência humana.
A fé é racional, embora não possamos explicar tudo, pois se pudéssemos, seríamos capazes de criar nosso próprio universo, leis e regras da física, química, etc.
O que a Bíblia diz, os filmes que eu assistia durante a infância, que contavam a história de Jesus, já eram suficientes pra me convencer daquela verdade. Entretanto, a natureza humana é inclinada a negar essa verdade, que exige mudança de pensamento e de conduta. E sabemos que poucos querem abrir mão dos prazeres que a vida pode proporcionar.
A ciência não explica tudo, mas mesmo assim as pessoas preferem crer em teorias, superstições. Em contrapartida dizem que o que não se pode provar não existe. O homem crê no que tem por verdade, e minha verdade é que o Cristianismo tem transformado vidas ao longo dos séculos, enquanto o progresso humano tem destruído o próprio planeta.
Não temos que convencer ninguém, mas pregar o Cristo salvador para aqueles que querem mudança e precisam de ajuda. Nos procure, se precisar.
Que a verdadeira paz habite em sua alma, que hoje é vazia, pois pensa que tudo existe por mera coincidência. Ora, é preciso ter mais fé no evolucionismo do que no criacionismo, não acha? Se um ferro-velho explodir, poderá surgir a partir daí algum produto completo, como um carro, geladeira, televisão? E o funcionamento do seu organismo foi evoluindo do nada?

VOCÊ DEVE CONVENCER UM MONTE, ACERCA DESSAS COISAS TODAS. UMA PENA...

Acho que você avaliou insuficientemente a existência humana. Talvez tenha recorrido a fontes duvidosas. Dizer, por exemplo, que a fé é racional é a prova maior disso. Você se esqueceu de que fé não é nada além da crença em alguma coisa cuja existência não pode ser provada? Como dizer que isso é racional? 

Meu caro Léo, percebo que sua linha de raciocínio é bem coerente, que, nela, não falta nada. Mas acontece que, ainda que haja lógica nas coisas que diz, essa lógica não faz parte do mundo real. Eu sei que é quase impossível você aceitar esse fato, tamanho é seu desejo de que tudo em que você acredita seja verdadeiro, mas essa é a verdade. 

O evolucionismo não tem a sua complexidade resumida em suas palavras, amigo Léo. Se você estudasse de fato, não citaria a metáfora do ferro-velho. 

A diferença entre uma pessoa que estuda e tem conhecimento é um big bang. Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores

Resposta: A fé é racional no sentido de que, independente daquilo que acreditamos, se essa crença está além do que podemos ver, é preciso ter fé. Ciência, por definição é algo em que se prova por experiências e observações, mas quem estava lá, observando, quando o suposto ''Big-Bang'' surgiu? E, porque uma parte dos macacos não evoluiu? Leio filosofia (Descartes, etc...), conheço um pouco da base de algumas crenças. Contudo, creio no que me parece no mínimo, razoável. Já analisei inúmeras possibilidades, e mesmo assim, nada me é tão real como o que a Bíblia diz, desde que não se interprete ao seu gosto pessoal. A diferença é que antes eu me deixava dominar pela natureza humana, e por isso fugia e não confrontava com a verdade, pois ela me resumia a um corpo que logo não existirá mais, enquanto minha essência, minha alma, meu espírito, continuarão eternamente. E, para onde quer que sua essência vá? Tem lógica, se todos, sendo bons ou maus acabem no mesmo lugar? É só usar a lógica!

O RACIOCÍNIO É SIMPLES, MAS, PARA ALGUNS É MUITO COMPLEXO... E AINDA ACHAM QUE ABRIR OS OLHOS DOS INCAUTOS É PERDER TEMPO.
Eu acredito que a religião, qualquer que seja, independentemente do deus que cultue, todas são o grande entrave para o desenvolvimento humano. 

Meu tempo gasto, portanto, não pode ser em vão. Acredito também que, em decorrência do que falo, muitos cujos cérebros permaneceram durante muito tempo na inércia do feitiço da religião, passaram a pensar um pouco. 

Pense comigo. Se desde criança, uma pessoa acreditou fielmente na história da Arca de Noé, lendo-me, passará a rever seus conceitos. A não ser que o caso seja grave, ela tentará remontar a ideia e descobrirá que 10 milhões de espécies de animais e vegetais, multiplicadas por 16 não caberiam em um barquinho de 100 metros de cumprimento. 

Viu como é simples? E você acredita que tem gente que ainda acredita nessas coisas...?

Resposta: Você quis dizer 100m de comprimento, não foi?
Eu acho que na Arca havia um casal de cada espécie, e não de cada raça, e de animal, não de vegetal. Portanto o número se reduziria bastante, não é? Sem falar de que muitas espécies podem sim, ter evoluído, se adaptado e gerado outras, pois nós não negamos essa hipótese.
Muitos cientistas, estudiosos sérios, sendo cristãos ou não, como arqueólogos e historiadores confirmam que objetos encontrados, documentos, entre outros ítens comprovam a veracidade dos textos bíblicos. Inclusive alguns doutores em linguística atestam que os textos são coerentes, e não se enquadram em defesa de teoria ou alguma tentativa de convencer alguém a respeito de seus relatos, pois somente retratam fatos. Trazem ensinamentos e revelações que, por vezes só podem ser compreendidos ou interpretados quando nos despimos de qualquer pré-conceito sobre a fé cristã. Geralmente isso ocorre com quem se dispõe a aprender o sentido das palavras, dos textos, até porque quem ilumina a mente dos que estudam a Bíblia é o próprio autor.

Outra coisa, espero que pra encerrar nossas conversas. Seria até interessante debater nossas convicções, desde que eu estivesse frente a frente contigo, ou ao menos que seu perfil fosse o de alguém que não se esconde atrás de um codinome, nick, apelido, sei lá... Meu perfil tem meu nome, entre outros dados que facilmente falam um pouco de mim, como site pessoal, onde se encontra telefone de contato. Talvez eu me exponha demais, mas faço isso por não ter motivos para me manter no anonimato ou no submundo virtual, pois sou alguém real, que vive socialmente, defendendo meus pensamentos. Faço ciências Sociais, mas digo que nada que eu já estudei, li, aprendi ou imaginei mudará minha fé, inclusive porque minha fé, quando praticada traz mudança de vida, exemplos que ajudam a outras pessoas também, e não ficam apenas na teoria subjetiva. A paz do SENHOR Jesus pra você! Posso incluir seu nome em minhas orações ao meu Deus, embora não creia que Ele pode lhe mostrar Seu poder e Misericórdia?
"Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual." (1 Coríntios 2:14)

Bom, já deu...
Tchau!
Que o meu Deus te abençoe!

(Discutir sobre essa questão não adianta nada, até porque uma das estratégias do Diabo é de tomar nosso tempo com discussões tolas. Melhor investir o tempo evangelizando a quem precisa ouvir a Palavra de Deus)

"Qualquer tolo pode começar uma briga; quem fica fora dela é que merece elogios." (Provérbios 20:3)

Nenhum comentário: