terça-feira, 11 de dezembro de 2012

8 Sinais que indicam a possibilidade do relacionamento ser da vontade de Deus para casamento


1) ”O homem PROCURA, a mulher ESPERA”.
O que é isso? É quando o homem VIU a mulher primeiro (antes de ela vê-lo), e então partiu do Homem a iniciativa (de pedir pra orar, namorar, fazer a côrte). É quando desde o período da amizade o homem PROCUROU a mulher, a iniciativa de começarem a se conhecer (mesmo como amigos) partiu dele, e não dela. Isso é um forte sinal.
 

2) Começaram fazendo a Côrte ou Compromisso (namoro em santidade). O que é isso? É quando ambos (tanto o homem como a mulher) aceitam orar e se relacionar sem contato físico por um tempo (sem beijar na boca ou se abraçar) para discernir a voz de Deus, sem interferência de suas vontades naturais. Se os 2 aceitarem, isso é um grande sinal que PODE SER DE DEUS.
 

3) Shalom (significa Paz). É quando (após começarem a se relacionar como amigos ou namorados) há Paz no coração de ambos. Paz é quando não há medo, nem ansiedade, nem insegurança e ciúme no relacionamento. O contrário da Paz é quando o casal briga muito por ciúmes, inseguranças, e quando há muita ansiedade, nervoso por estar perto, inquietação, etc. Se não houver Paz, é sinal que provavelmente NÃO É DE DEUS.
 

4) A benção e aprovação dos pais e dos pastores (líderes) para começarem a se relacionar. É quando o casal busca o conselho e o acompanhamento dos líderes. E então, após o período da côrte (namoro) eles tem a benção dos pais e dos líderes para seguirem as etapas do noivado e casamento.
 

5) Afinidades e Concordância Ministerial (quando ambos se completam no ministério), e estão previamente de acordo com o que ambos querem fazer no ministério e na vida pessoal.
Exemplo: se ele quer ser missionário, e ela quer ser pastora de uma igreja local, futuramente alguém terá de abrir mão do seu ministério (e sonho) para estarem juntos. Isso precisa ser conversado na fase da AMIZADE. Antes do casal se envolver emocionalmente. É preciso observar se os dois combinam, se ambos tem qualidades que desejam, e defeitos que suportam.
(Como diz a minha amiga Talita Gandra: “Se não serve pra ser amigo, não serve pra ser marido”).
 

6) Atração física. É quando ambos se agradam da aparência um do outro, sentem atração sexual um pelo outro, e admiram um ao outro.
Esse ponto tende a ser o primeiro da lista, mas as aparências enganam. Por isso observe bem TODOS os OUTROS SINAIS, e não apenas se existe atração entre vocês.
É importante ressaltar o seguinte: O homem precisa achar a mulher bonita, ainda que ninguém mais ache isso, ele precisa achar. Já a moça, precisa admirá-lo, achar ele “o máximo”, porque se não, a atração dela será superficial e passageira.
 

7) Sinais de Sacerdócio do Homem = Autoridade natural (e não imposta) do homem sobre a mulher (gerada pela admiração que ela tem pela inteligência emocional dele).
Na prática, isso só é possível quando o homem possui uma inteligência (emocional) igual, ou acima da mulher.
Esse detalhe é importantíssimo, porque a atração da mulher pelo seu marido não é conservada pela aparência física dele, ou pelo desempenho sexual, mas sim pela admiração que ela tem por ele. E quando ele tem inteligência emocional no mesmo nível (ou acima) da dela, a admiração da mulher é constante e crescente (assim como sua atração física por ele), e então sua submissão é fácil e prazerosa. Esse sinal é extremamente importante para a garantia de um casamento feliz.
Obs1: A submissão que me refiro aqui não é ser “capacho”. É reconhecer o sacerdócio e liderança do marido na família, sem perder o papel de ajudadora (conselheira).
Obs2: Inteligência emocional não é cultura ou grau de instrução, é a capacidade que um homem tem de se relacionar emocionalmente, a capacidade dele de discutir com serenidade, a capacidade dele de refletir e se comunicar, de aconselhar, de orientar.
 

8) O relacionamento precisa EDIFICAR, e não afastar de Deus.
Se não edifica, então NÃO É DE DEUS. Quando ambos são um para o outro, um incentivo de oração e santificação, quando o relacionamento os aproxima mais de Deus, e trás maturidade emocional e espiritual, é um forte sinal.
 

O que é a Côrte, Compromisso, ou “namoro em santidade”?
É uma aliança de oração entre um homem e uma mulher adultos (a partir dos 18 anos) que visa a confirmação de Deus sobre o futuro daquele relacionamento: se é para separar e ficar só na amizade, ou se é para casar e ficarem juntos para o resto da vida.
A Côrte é um período mínimo de 8 meses (uma sugestão minha), onde o casal não se toca, não tem contato físico nenhum, onde ambos estarão se conhecendo como AMIGOS, conversando muito, e principalmente orando para que Deus fale aos corações deles (e de seus líderes) se aquele relacionamento tem futuro, se é da vontade de Deus.
A Côrte não deixa “marcas” ou feridas nas pessoas, nem se terminar, nem se casar.
O “namoro” é o contrário da Côrte e do Compromisso, e ele sempre deixa “marcas” e feridas.
Não há namoro na Bíblia, esse é um costume mundano, e não de Deus.
Segundo o livro “Compromisso, O Jeito Bíblico de Amar” da Bispa Rachel Castro, a palavra “namoro”, vem do Latim “farelamore”, significa “fazer amor”, o que já diz tudo o que acontece quando as pessoas decidem “namorar”. Portanto o “namoro” é coisa para os CASADOS.
 

As pessoas precisam se conhecer antes de se envolver, e precisam aceitar o outro como ele (a) é, porque se não, um começa a tentar modificar o jeito do outro.
 

É preciso haver a consciência de que não existem pessoas sem defeitos.
Ninguém é obrigado a casar, por isso o período da Côrte (Namoro em santidade) é a sua oportunidade de descobrir com quem você vai passar o resto da sua vida.


Fonte: http://sarahsheeva.wordpress.com/complemento-do-livro-defraudacao-emocional

Nenhum comentário: