segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Palestras e Mensagens Nº 01 - Rejeição à Palavra de Deus



Jeremias 36 (1-4, 8, 11-16, 21, 23-26.)

“Desde os tempos bíblicos até hoje em dia, o homem tem rejeitado a Palavra e a vontade de Deus”.

I - Rejeição

1)    Baruque lê um rolo no Templo

·         No quarto ano em que Jeoaquim, filho de Josias, reinou em Judá, o SENHOR Deus me disse:
·         — Jeremias, pegue um rolo— um livro— e escreva nele tudo o que lhe falei a respeito do povo de Israel e de Judá e a respeito de todas as nações. Escreva tudo o que eu disse desde a primeira vez em que falei com você, quando Josias era rei, até hoje.
·         O povo de Judá vai ficar sabendo de toda a destruição que estou pensando fazer cair sobre eles. Aí talvez todos abandonem os seus maus caminhos, e eu perdoarei a maldade e os pecados deles.
·         Depois, eu chamei Baruque, filho de Nerias, e ditei tudo o que o SENHOR me tinha dito, e ele escreveu num rolo. (1-4)
·        Então Baruque leu no pátio do Templo as palavras do SENHOR, exatamente como eu havia mandado. (8)

2)    O rolo é lido diante das autoridades

·         Micaías, filho de Gemarias e neto de Safã, ouviu Baruque ler no rolo aquilo que o SENHOR tinha dito.
·         Aí desceu ao palácio real e foi até a sala do escrivão do rei, onde todas as autoridades estavam reunidas. Encontravam-se ali Elisama, conselheiro do rei, e Delaías, filho de Semaías, e Elnatã, filho de Acbor, e Gemarias, filho de Safã, e Zedequias, filho de Hananias, e todas as outras autoridades.
·         Micaías contou tudo o que tinha ouvido Baruque ler para o povo.
·         Então as autoridades mandaram que Jeudi, que era filho de Netanias, neto de Selemias e bisneto de Cusi, fosse dizer a Baruque o seguinte: — Venha e traga o rolo que você leu para o povo. Aí Baruque pegou o rolo e foi ao palácio.
·         E eles lhe disseram: — Por favor, sente-se e leia o rolo para nós. E Baruque leu para eles.
·        Depois de terem escutado tudo, eles olharam assustados uns para os outros e disseram a Baruque: — Temos de contar isso ao rei. (11-16)

3)    O rei queima o rolo

·         Então o rei mandou que Jeudi fosse buscar o rolo. Ele foi à sala de Elisama, trouxe o rolo e leu para o rei Jeoaquim e todas as autoridades que estavam em volta dele. (21)
·         Cada vez que Jeudi terminava a leitura de três ou quatro colunas, o rei cortava com uma faquinha aquele pedaço do rolo e jogava no fogo. Ele continuou fazendo isso até que o rolo inteirinho virou cinza.
·         Mas nem o rei nem nenhuma das autoridades que ouviram todas aquelas coisas ficaram com medo ou mostraram qualquer sinal de arrependimento.
·        Acontece que Elnatã, Delaías e Gemarias tinham pedido ao rei que não queimasse o rolo, mas ele não deu atenção.
·        Pelo contrário, mandou que o príncipe Jerameel, junto com Seraías, filho de Azriel, e Selemias, filho de Abdeel, prendessem o meu secretário Baruque e a mim. Mas o SENHOR nos havia escondido. (23-26)
No passado, a mensagem do SENHOR foi rejeitada de várias maneiras, como quando o rei Jeoaquim, de Judá, mandou queimar o rolo que trazia um alerta de Deus para Seu povo, para que deixasse suas práticas, e voltasse a obedecer à voz do SENHOR;
Os profetas eram presos e até mortos, simplesmente porque traziam uma mensagem de Deus, com alertas e exortações, e não uma palavra que agradasse aos ouvidos dos homens, aprovando suas práticas e prometendo vitórias e conquistas.
E hoje em dia não é diferente! As pessoas não querem saber da vontade de Deus, e sim de seus próprios interesses, não se importando com as consequências desta desobediência.
Muitos, ao ouvirem a mensagem do Evangelho de Cristo, simplesmente só ouvem aquilo que lhes agrada, desprezando o aviso sobre o pecado, o arrependimento e a prática da vida cristã. Só querem ouvir promessas e profecias sobre bênçãos e prosperidade!
Outros dizem que a Bíblia foi escrita por homens, e que por isso não é 100% confiável.
Mas, na maioria das vezes as pessoas só aceitam os trechos que não contrariam sua prática de vida, seus hábitos e costumes, seus pecados.
Quando ouvem falar de promessas de vitória, tudo bem! Mas, se pelo contrário, a mensagem é sobre abandonar o pecado, se arrepender, amar ao seu próximo, perdoar e viver de acordo com a vontade de Deus (que é revelada por Sua Palavra) e pregada pelos profetas, que hoje são representados pelos Pastores, Pregadores, Missionários, Evangelistas, Palestrantes, Conferencistas, etc., aí a Palavra passa a ser ‘’peneirada’’, desprezada ou ignorada.
Não importa o título, o que importa é que todo cristão tem por mandamento pregar a Palavra, não importando se ela será rejeitada, ou até mesmo se terá que pagar com sua própria vida pela pregação do Evangelho:

 ''Então ele (Jesus) disse: — Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.'' (Marcos 16:15)

II - Consequências da Rejeição

 2 Reis (23:37; 24:1-4, 6.)

1)      O reinado de Jeoaquim, de Judá

·         Seguindo o exemplo dos seus antepassados, Jeoaquim fez coisas erradas, que não agradam a Deus, o SENHOR. (23:37)
·         Durante o reinado de Jeoaquim, o rei Nabucodonosor, da Babilônia, invadiu Judá, e durante três anos Jeoaquim foi dominado por ele, mas depois se revoltou.
·         Para destruir Judá, o SENHOR Deus fez conforme tinha dito pelos seus servos, os profetas, isto é, ele mandou contra Jeoaquim bandos armados de babilônios, sírios, moabitas e amonitas.
·         Isso aconteceu com Judá por ordem do SENHOR para expulsar o povo de Judá da sua presença, por causa de todos os pecados que o rei Manassés havia cometido
·         e principalmente por causa de todas as pessoas inocentes que ele havia matado. O SENHOR não quis perdoar Manassés por esse pecado. (24:1-4)
·        Jeoaquim morreu, e o seu filho Joaquim ficou no lugar dele como rei. (24:6)
“O grande obstáculo do evangelho é o silêncio.”
Algumas pessoas, ao ouvirem uma mensagem de exortação ou conserto, costumam pensar ou falar: ‘’Fulano tinha que ouvir essa, tinha que estar aqui’’.
Amados, se ouvimos a Palavra, é porque é para nós que ela foi dirigida e somos nós, os presentes, que temos que recebê-la! Não que outras pessoas não deveriam estar ali, mas se não estão, quem precisa receber somos nós mesmos, os ouvintes.
Não faça como o rei Jeoaquim, ou como muitos outros que, rejeitando a Palavra de Deus, trouxeram sérias consequências para suas próprias vidas e para as pessoas próximas, que às vezes sofrem pela desobediência daqueles que deveriam ouvir e obedecer à vontade de Deus.
Ouça a voz de Deus que, pelo Espírito Santo lhe fala por meio da Palavra revelada na Bíblia, e colha os frutos da obediência, receba as ricas bênçãos do SENHOR, e assim terá a imagem e o caráter de Cristo refletidos em sua vida.

"Como eu amo a tua lei! Penso nela o dia todo." (Salmos 119:97)
"A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho." (Salmos 119:105)
''Aqueles que confiam em Deus, o SENHOR, são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas continua sempre firme.'' (Salmos 125:1)
''O Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor levanta os abatidos; o Senhor ama os justos.'' (Salmos 146:8)

''Porque o SENHOR corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem.'' (Provérbios 3:12)
''Tu, ó SENHOR, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti.'' (Isaías 26:3)
''O SENHOR Deus diz: “Aqui está o meu servo, a quem eu fortaleço, o meu escolhido, que dá muita alegria ao meu coração. Pus nele o meu Espírito, e ele anunciará a minha vontade a todos os povos.'' (Isaías 42:1)
"O SENHOR Deus diz ao seu povo: “Sigam a justiça e façam o que é direito, pois daqui a pouco eu vou livrá-los, mostrando assim o meu poder salvador." (Isaías 56:1)
OBS: Textos bíblicos extraídos da Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil.


Medite na Palavra de Deus

Estude a Bíblia

Hoje em dia, temos a Bíblia Sagrada em várias traduções e versões, que podem ter alguma divergência no significado de algumas palavras e expressões.
Contudo, o conteúdo é o mesmo.
Podemos comparar e ampliar nosso conhecimento, melhor do que faríamos se consultássemos apenas uma versão da Bíblia.
A Palavra de Deus é rica em revelações, que nos auxiliam no dia-a-dia da caminhada cristã.
A cada leitura, Deus nos dá mais sabedoria e nos revela novas promessas.

Esboço de Leandro Maia Gonçalves
04/01/2013

Link para a mensagem em slides (Powerpoint):

https://drive.google.com/file/d/0ByJdsk0aShyxTFQ4TXJqSWVUZjg/view?usp=sharing

Nenhum comentário: