terça-feira, 10 de setembro de 2013

Palestras e Mensagens: Nº 06 - A Diferença entre Provação e Tentação

TEXTO BÁSICO: MATEUS 4:1-11
 
“Deus põe seu povo à prova, para confirmar sua fé ou comprovar sua dedicação (cf Gn 22:1). Enquanto isso, o Diabo tenta o homem, para instigá-lo a pecar e a se afastar de Deus (cf Zc 3:1; Jó 1:6-12, 2:1-7).”
 
A tentação de Jesus (Mateus 4:1-11) cf Mc 1:12,13; Lc 4:1-13
  1. Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo.
  2. E, depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus estava com fome.
  3. Então o Diabo chegou perto dele e disse: — Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão.
  4. Jesus respondeu: — As Escrituras Sagradas afirmam: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.”
  5. Em seguida o Diabo levou Jesus até Jerusalém, a Cidade Santa, e o colocou no lugar mais alto do Templo.
  6. Então disse: — Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam:
  7. “Deus mandará que os seus anjos cuidem de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras.”
  8. Jesus respondeu: — Mas as Escrituras Sagradas também dizem: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.”
  9. Depois o Diabo levou Jesus para um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e as suas grandezas e disse: — Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar.
  10. Jesus respondeu: — Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam: “Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele.”
  11. Então o Diabo foi embora, e vieram anjos e cuidaram de Jesus.
(NTLH)

4:1 – Esse teste de Jesus (o verbo grego traduzido por “tentado” pode também ser vertido por “testado”), sendo parte do plano de Deus, tem como base principal Deuteronômio 8:1-5. Aqui, o Espírito Santo conduz Jesus.

4:2 – Quarenta dias e quarenta noites. O número relembra as experiências de Moisés (Êxodo 24:18; 34:28) e de Elias (1Reis 19:8), bem como os 40 anos da tentação (teste) de Israel no deserto (Deuteronômio 8:2,3).

4:3 – Se és o Filho de Deus. No sentido de “Já que és...”. O Diabo não está lançando dúvidas quanto à filiação divina de Jesus - como já ouvi de um pastor, mas está tentando-o para que use seus poderes sobrenaturais como Filho de Deus visando seu próprio proveito. 4:5,9 – Note que nessas passagens quem conduz Jesus é o Diabo.

Satanás, em hebraico, quer dizer acusador, que é o mesmo significado de Diabo, em grego (Diabolos).
  • Há diferença entre o que faz o Diabo, que tenta e acusa, fazendo com que a pessoa se sinta culpada e, portanto, distante de Deus, e o que faz o Senhor, que prova a fé do homem, assim como o Espírito Santo, que não acusa, mas mostra ao homem seus erros.
  • Veja que Diabo usou a Palavra de Deus para tentar Jesus. Ou seja, A Palavra, quando distorcida, não cumpre seu real propósito, que é revelar a vontade de Deus. Aliás, como podemos ver, a Palavra também pode ser usada com o propósito contrário à vontade de Deus. Tenha cuidado, porque nem todos que pregam ou se utilizam da Palavra de Deus, da Bíblia Sagrada, estão sendo usados pelo SENHOR; eles podem estar sendo usados pelo próprio Diabo!
  • Peça discernimento ao Espírito Santo para saber se a Palavra que está ouvindo vem ou não do SENHOR.
  • Julgue a si mesmo e poderá discernir se está sendo provado por Deus, ou se está sofrendo as consequências por ter cedido às tentações.
“As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.” (1 Coríntios 10:13) NTLH

“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.” (Tiago 4:7) NVI
  • Assim como aconteceu com Jesus em Mateus 4:11, a Palavra de Deus garante que você pode resistir às tentações, ficando imune à ação do Diabo, porque ele fugirá de você!
Deus prova Abraão (Gênesis 22:1-2)

Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão!” Ele respondeu: “Eis-me aqui”.
Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei”. (NVI)
  • Nessa passagem, Deus prova a fé de Abraão, pois, conhecendo seu coração, sabia o que Abraão era capaz de fazer para obedecer à voz do SENHOR.
 Satanás, o acusador (Zacarias 3:1)
“Em outra visão, Deus me mostrou o Grande Sacerdote Josué, que estava de pé em frente do Anjo do SENHOR. Satanás estava à direita de Josué, pronto para acusá-lo.” (NTLH)
  • Aqui podemos ver que o Diabo está sempre pronto para nos acusar diante de Deus. Não podemos ceder às tentações e impulsos, porque assim estaremos desagradando ao SENHOR e fazendo aquilo que o Diabo vem tentando fazer a cada dia, que é nos afastar da presença de Deus.
  • Uma comparação prática: Uma prova na escola ou em um concurso público é uma tarefa difícil, mas é algo bom, que traz benefícios se fazemos uma boa prova e recebemos uma boa nota. Se não, ganhamos experiência e estudamos mais na próxima vez. Isso é bem diferente de uma tentação, como quando não podemos comer algum alimento em razão de nossa saúde, seja por proibição médica ou por uma dieta que estamos fazendo. Temos a liberdade de comer, mas sabemos que não devemos, porque poderá resultar em complicações graves para nós.
A Primeira Provação de Jó (Jó 1:6-12)
  • Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao SENHOR, e Satanás também veio com eles.
  • O SENHOR disse a Satanás: “De onde você veio?” Satanás respondeu ao SENHOR: “De perambular pela terra e andar por ela”.
  • Disse então o SENHOR a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.
  • “Será que Jó não tem razões para temer a Deus?”, respondeu Satanás.
  • “Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.
  • Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face.”
  • O SENHOR disse a Satanás: “Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele”. Então Satanás saiu da presença do SENHOR.
(NVI)
  • Satanás tenta o homem a pecar, para então acusá-lo, enquanto Deus fortalece sua fé através das provações.
  • Até quando não estamos em pecado, ele não deixa de nos acusar, e em razão de sua natureza maligna, não entende os propósitos de Deus, como quando Deus permite que algum mal nos aconteça com o propósito de um bem maior, como amadurecimento, crescimento e fortalecimento de nossa fé, apesar das adversidades e aflições da vida, que não vem do Diabo, mas fazem parte de nossa jornada aqui na Terra, como diz a própria Palavra do SENHOR:
''Os bons passam por muitas aflições, mas o SENHOR os livra de todas elas.'' (Salmos 34:19) NTLH

''O Senhor lhes dará o pão de dores e a água do sofrimento, mas não se esconderá de vocês. Ele é o seu mestre, e vocês o encontrarão quando quiserem.'' (Isaías 30:20) NTLH
  • Note nessas passagens que, as aflições acontecem aos bons, mas Deus dá o livramento, e que o próprio SENHOR traz a dor e o sofrimento, mas isso para a correção do seu povo, como no seguinte versículo:
''Porque o SENHOR corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem.'' (Provérbios 3:12) NTLH
  • Entretanto, a Palavra também diz que tudo contribui para o bem do seu povo:
''Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.'' (Romanos 8:28) NTLH
  • Sendo assim, anime-se, pois Deus é contigo!
O Espírito Santo nos adverte sobre o pecado, não deixando que fiquemos no pecado sem ter a consciência disso, como está escrito em João 16:8

“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” ou exporá ao mundo o pecado, a justiça e o juízo. (NVI)

“Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus.” (NTLH)
  • Além disso, a Palavra de Deus afirma que Jesus nos capacita a sermos resistentes em quaisquer circunstâncias, inclusive nas tentações:
''Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.'' (Filipenses 4:13) NTLH
  • Uma prova é um desafio que nos permite avançar, alcançar objetivos maiores. Por outro lado, uma tentação é algo que nos impulsiona a realizar o que não devemos e não podemos fazer, porque as consequências poderão ser graves ou até irreparáveis.
  • Quando a Bíblia Sagrada diz em Mateus 4:5,9 que o Diabo levou Jesus para o alto do Templo em Jerusalém e para o alto de um monte, para tentá-lo, e em Jó 1:12 que Deus entregou tudo o que Jó possuía nas mãos do Diabo, ela quer dizer que, se sua vida está nas mãos do SENHOR, não temas, porque ainda que Deus prove sua fé ou até mesmo te corrija, seja usando o próprio Diabo para cumprir Seus propósitos, saiba que tudo acontece segundo a vontade e a permissão do Criador.
  • Deus te ama tanto, que até através de uma grande aflição ou adversidade Ele estará sempre interessado em te aperfeiçoar, em te fazer crescer e prosperar te dando a vitória, assim como fez com Jó, que foi restituído em tudo, e com Jesus, que sofreu, chorou, foi humilhado e desacreditado por muitos, mas venceu a morte, e hoje reina na eternidade ao lado do Pai, no Paraíso que está reservado para aqueles que não desistirem do maior objetivo, que é a Salvação!
Esboço de Leandro Maia Gonçalves

3 de Setembro de 2013

Nenhum comentário: