quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cuidado com o poder de influência da música em nossa vida

Certo compositor perguntou em uma de suas músicas, "Quem inventou o amor? Me explica, por favor!"

Só pra responder, quem inventou o amor foi Deus, quando criou o homem. Renato Russo apenas se apropriou dessa verdade óbvia para se questionar, porque ele não conhecia a Deus...

E para completar, veja a influência da música na vida do ser humano. Um dia já tive depressão, e uma das letras de Renato Russo me impulsionaram a me suicidar. Graças a Deus eu não estava sozinho, e duas amigas me impediram de fazer essa loucura. Hoje consigo analisar a letra das músicas, e discernir o que antes estava oculto.

Devemos ter cuidado com aquilo que ouvimos e cantamos, pois, a música vai ao fundo da alma.

Tem letra que prega o machismo, a promiscuidade, fala de práticas que não convém afeta a percepção do que é certo ou errado, inclusive nas crianças, que aprendem facilmente com tudo que ouvem. Tem letra que faz apologia à violência e ao uso de bebidas alcoólicas, drogas, entre outras práticas perigosas, a ostentação, e até o adultério.

Quando uma letra fala de amor, geralmente quer falar de sexo, de paixão, de casualidade, e não de compromisso e responsabilidade com  a pessoa escolhida.

As músicas de hoje pregam a pedofilia, o desrespeito às leis e aos pais, a desonra familiar, incitam ao ódio entre tantos outros absurdos.

Cuidado com o ritmo, que empolga e estimula a sensualidade. As crianças começam cedo a descobrir aquilo que não estão prontas ainda, aí as consequências atingem toda a família.

Tem letra gospel que, quando analisada friamente, contraria as próprias escrituras, ou prega aquilo que a Bíblia não ensina. Cuidado!

Analise a letra, porque a melodia é feita para contagiar, e quando não percebemos o que a letra traz como mensagem, corremos grande risco de ter nosso coração direcionado para algo que pode nos trazer problemas irreversíveis.

''Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.'' (Filipenses 4:8)

Nenhum comentário: